Nesses tempos de pandemia e isolamento social, parece que houve uma interrupção brusca na busca constante de felicidade e serenidade que a vida pode nos proporcionar. Todavia, ao que parece, o que realmente tem nos movido nesses dias é saber que o universo é muito mais complicado e complexo do que imaginávamos. Assim, se você está com medo, angustiado, preocupado, choroso e com seu sono perturbado, há grandes indícios de que você está com a saúde mental em dia, afinal, esses são os afetos adequados para a situação em que vivemos.
Distúrbios de sono aliados ao TEPT
Estudos sugerem que mais de 90% das vítimas de um desastre natural – e uma pandemia podem ser assim considerada – sofreram distúrbios do sono como a insônia. Uma grande porcentagem deles também desenvolveu sintomas de síndrome de estresse pós-traumático (TEPT) e depressão, que continuaram por até dois anos após o evento.
Além disso, a ciência também tem demonstrado que, depois de algumas síndromes respiratórias graves, há comprometimentos da memória, atenção, concentração ou velocidade de processamento mental em até um ano.
E com o cérebro privado de sono, o que pode acontecer? Resposta: comprometimento de sistemas de processamento emocional, de regulação do humor, de tomada de decisões executivas e organizacionais do cérebro. Além disso, a falta de sono pode ir além da interferência mental e afetar funções físicas. Como o sistema imunológico do corpo, o ritmo circadiano e, nas mulheres, até o ciclo menstrual.
Afetos e efeitos do sono na pandemia
Sendo assim, caso você se sinta mergulhado em afetos ruins nesta quarentena e tem dormido (muito) mal, não se preocupe, você está totalmente saudável. Talvez a questão que se imponha seja: o que fazer com todos esses afetos e efeitos?
Vou trazer uma boa sugestão da psicologia e da psiquiatria. Observe quais são suas melhores reações e ferramentas humanas de que já dispôs para superar algum problema. Faça isso mesmo que não tenha nada a ver com este atual.
Certamente essas ferramentas são as melhores que você pode usar hoje: amizade, conversa, ajuda a outras pessoas, carinho, leitura, música, escrita, terapia, abraços, choro, dança, conversa, amigos, trabalhos manuais, arte, yoga, sonhos acordados, brigadeiro, promessas, e tantas outras. Algumas até podem ser (re)inventadas por você.
Finalmente, perceba que a pandemia não está acontecendo apenas com você e afetando somente o seu sono. Seu sono está ruim, mas pode e vai melhorar. Pode exigir algum esforço, mas saiba que isso está acontecendo com todos nós, e vamos sobreviver e acordar muito bem.
Afinal, na vida sempre há espaço para boas coisas acontecerem!

Deixe um comentário