Olhai os Lírios do Campo_ Por que viver o momento presente é tão importante_

Olhai os Lírios do Campo: Por que viver o momento presente é tão importante?

Você tem algum livro que te marcou muito? “Olhai os Lírios do Campo” é um romance de Érico Veríssimo escrito em 1938, porém com lições muito atuais.  2020 foi um ano transformador e ainda sentiremos essas transformações acontecendo durante muitos anos. Especialmente no campo da saúde mental, um alerta acendeu!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. E, diante de uma pandemia, lutos, dificuldades estruturais, financeiras e sociais, a ansiedade pode atingir picos. A ansiedade é um sentimento que existe para nos proteger, nos colocar em movimento, em luta ou fuga, se houver necessidade. Entretanto, quando experimentamos níveis intensos da ansiedade, ela pode nos levar ao sofrimento psíquico.

Interpretações sobre a obra

83 anos me separam hoje da minha obra preferida. Uma das interpretações que eu dei para “Olhai os Lírios do Campo” foi a importância de me conectar com o momento presente. Levo essas reflexões sempre para o meu consultório virtual e percebo que as metáforas só enriquecem a psicoterapia. Conheça um belo trecho do livro abaixo.  

Nas palavras da personagem Olívia: “Estive pensando muito na fúria com que os homens se atiram à caça do dinheiro.  É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época.  Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura.  De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles? “

(…) aqui Olívia fala sobre o Sermão da Montanha, que dá o nome ao livro.

“Precisamos dar um sentido humano às nossas construções.  E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu. “

Relações com o período da pandemia

Pense nos últimos doze meses. Em quantos dias você esteve com a preocupação lá no futuro e uma ansiedade se manifestando cada vez mais forte? O medo do amanhã.  Observe a proporção de uma pandemia que nos coloca diretamente em contato com a incerteza e a falta de controle. Nós percebemos o valor das relações de criatura para criatura de maneira mais intensa diante da dúvida e da efemeridade da vida.

Valorizar o momento presente é se desconectar da incerteza por um momento, para recuperar o fôlego. Ao acalmar as emoções conseguimos refletir melhor sobre nossos limites e possibilidades diante dos desafios da vida.

Fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu é um convite ao respiro. A acalmar o coração e fazer atividades que nos acolham, distraiam, fortaleçam. Buscar uma rotina de equilíbrio é fundamental no enfrentamento da ansiedade intensa!

A ansiedade e o futuro

A ansiedade nos faz antecipar uma ameaça futura e ainda não temos o poder de viajar no tempo, não é mesmo? Então só saberemos do futuro quando ele se tornar presente. No momento presente estão as oportunidades de agir, diante daquilo que está em nosso controle, e de cultivar o autocuidado. Uma das maneiras mais eficazes para o tratamento da ansiedade e a manifestação do autocuidado é a psicoterapia! Quando trabalhamos com uma psicóloga as possíveis razões da ansiedade é possível encontrar estratégias de enfrentamento compatíveis com o contexto de vida, além de evitar o comprometimento de atividades diárias decorrentes dessa condição.

Estar aqui lendo e refletindo numa fonte adequada de conhecimento já é um grande passo, um exercício de olhar os lírios do campo.  Não esqueça de se parabenizar por isso, tá? A ansiedade não é totalmente uma inimiga, ao invés de travar uma luta exaustiva contra ela: permita-se sentir! E busque ajuda profissional, afinal, você não está sozinho (a).

Abandonar a luta contra a ansiedade é entender que algumas sensações desconfortáveis virão, mas que elas tem solução. Quando negamos algo ou queremos controlar coisas que estão muito além de nós, nada é resolvido. E a ansiedade? Só aumenta! Por isso, convide-se a olhar as aves do céu.

Olhar os lírios do campo não é ignorar totalmente o futuro. É não viver lá na frente. É pensar: “O que eu consigo fazer nesse exato momento sobre a angústia que me visita?” e colocar a mão na massa. Mas, não se esqueça, o pulo para a ação deve ser feito na companhia de uma profissional capacitada.

Diversos estudos já comprovam algo que vejo todos os dias em meu trabalho: É possível viver leve apesar da ansiedade!


Comentários

2 respostas para “Olhai os Lírios do Campo: Por que viver o momento presente é tão importante?”

  1. Avatar de Ariadne Yukie
    Ariadne Yukie

    Reflexão incrível e certeira! Viver leve apesar de tantos desafios. Muito bem escrito, obrigada por compartilhar.

  2. Avatar de Geovana santos
    Geovana santos

    Texto além de informativo e lindo é sensível e desperta uma ótima reflexão sobre a vida e as relações humanas na contemporaneidade através da literatura! Adorei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *