Entender como manter seu bem-estar emocional em época de isolamento social é um pouco mais complexo do que imaginamos. Para isso, vamos conversar um pouco sobre a manutenção da sua saúde mental na quarentena? Mãos à obra!
Entendendo a saúde mental
Antes de tudo, precisamos entender o que é saúde mental. O termo Saúde Mental está relacionado com a maneira que a pessoa lida com as situações que aparecem em seu dia a dia e as emoções, por sua vez, suscitadas pelas mesmas.
Diariamente, lidamos tanto com situações positivas quanto negativas, que nos desencadeiam as mais variadas emoções. Assim, a Saúde Mental dirá a respeito da forma como iremos harmonizar ideias, emoções e atitudes frente ao vivido. Afinal, quem nunca se sentiu enraivecido por ter tido seu carro fechado por outro durante um tráfego intenso?
Saúde mental negligenciada na quarentena
Acontece que hoje, em nosso cenário atual sendo apresentado em forma de uma pandemia global, a saúde mental tem sido negligenciada pelo bombardeio de notícias preocupantes.
Jornais noticiando milhares de mortes dia a dia, países decretando estado de emergência e quarentenas, demissões em massa frente à recessão grave que os mesmos enfrentam, por uma economia estagnada pelo vírus de difícil contenção.
Contudo, com a quarentena decretada, toda a rotina mudou de configuração. As relações se dão através de artifícios tecnológicos, as tarefas ligadas aos estudos e trabalhos agora passam a ser desempenhadas dentro de casa, assim como o lazer em ambientes públicos substituídos por streamings populares, como o Netflix.
Diante dessas mudanças abruptas e caóticas, as pessoas perdem seus hobbies, seus lazeres e sua rotina conhecida que lhes davam prazer, impactando, diretamente, em suas qualidades de vida e Saúde Mental.
Mas e sua Saúde Mental, como anda? Você tem tido tempo e recursos suficientes para cuidar de si e de seu bem-estar?
Saúde mental na quarentena com a técnica de relaxamento de Jacobson
Dr. Edmund Jacobson, médico fisiologista e psicólogo americano dos anos 20, dedicou sua vida profissional às pesquisas envolvendo tensão muscular/corporal x tensão mental, e a forma como ambos estão relacionados e se influenciam mutuamente.
O mesmo foi responsável pela criação do termo “relaxamento”. Desenvolvendo e realizando, em seguida, o primeiro Relaxamento Muscular Progressivo ou, mais conhecido como, Técnica de Jacobson.
Provando, dessa maneira, que a saúde pode melhorar sem uso de medicações e permitindo que, aos poucos, as tensões apresentadas assim como as ideias que provocam mal-estar e vulnerabilidades são aliviadas.
A técnica de Jacobson consiste em apertar e relaxar grupos musculares. Concentra-se em uma área específica, enrijecendo-a e depois relaxando-a. Passando, assim, para a próxima área.
Para facilitar o entendimento, irei dividir em áreas do corpo para que você possa seguir o passo a passo do processo de relaxamento. Ressaltando que a utilização de músicas relaxantes é recomendada (de acordo com sua preferência), quando associada à técnica como uma forma de potencializar seus efeitos.
O recomendado por especialistas em técnicas de relaxamento é a necessidade de vários ensaios antes de poder tirar o máximo de proveito do procedimento. Recomendam o início sendo realizado nos pés, sugerindo os exercícios abaixo:
• Pés
– Trazer sua atenção para os pés
– Esticar os dedos dos pés para cima
– Manter o movimento por alguns segundos
– Soltar e relaxar
• Abdômen
– Apertar, através da respiração, levemente o abdômen
– Manter o movimento por alguns segundos
– Soltar e relaxar
• Ombros e pescoço
– Encolher os ombros para cima
– Manter o movimento por alguns segundos
– Soltar e relaxar
Algumas observações:
– Para realizar a técnica é indicado a pessoa estar sentada com os braços estendidos e apoiados na perna/joelho.
– Alguns profissionais se valem da técnica de relaxamento de Jacobson associada à alguma técnica de respiração.
Saúde mental na quarentena: aprendendo técnicas de respiração
As técnicas de respiração são métodos de intervenção psicológica. Elas se valem da manipulação da respiração de várias modalidades, com finalidade de auxiliar o indivíduo a alcançar um estado de relaxamento mental.
A técnica de respiração mais conhecida e utilizada é a respiração diafragmática, em que o indivíduo é convidado a focar sua atenção em sua própria respiração e identificar os movimentos de inspirar (puxar o ar) e expirar (soltar o ar), posicionando suas mãos sobre o abdômen e região peitoral.
Sugere-se que, após a colocação das mãos em local indicado, respire lenta e pausadamente, inspirando por três segundos, retendo o ar por mais três e soltando a respiração pela boca por seis segundos. Desse modo, impedindo a hiperventilação, ou seja, aumentando a quantidade de ar inalado devido ao esforço físico ou à ansiedade.
Quais os benefícios da técnica de relaxamento Jacobson?
A referida técnica possuí inúmeros benefícios, além da redução da ansiedade, dentre eles podemos citar:
– Baixa da pressão arterial e diminuição de frequência cardíaca;
– Menor probabilidade de surgimento de novos ataques de ansiedade/pânico;
– Há estudos que indicam sua utilidade para tratar alguns tipos de pacientes com dores crônicas situadas nas costas, dores de cabeça e artrite;
– Melhorias na qualidade de sono.
Com tantos benefícios assim e podendo ser realizado facilmente em casa neste período de quarentena… Por que não tentar, não é mesmo?

Deixe um comentário