Conheço minhas emoções?

Todos os seres humanos apresentam, no seu dia a dia, isso que nós chamamos de emoções.

Mas como definir o que é uma emoção?

Emoção é um conjunto de sensações que se passam pelo nosso corpo e são percebidas por nós com mais ou menos intensidade.

Por exemplo, quando você sente medo, o seu coração bate mais rápido, as mãos começam a suar, seus músculos ficam tensos, entre outras alterações que aparecem no corpo.

Muitas vezes, você sabe explicar em que parte do corpo está sentindo algo, mas nem sempre sabe dar um nome para o que sente, ou não é capaz de identificar em que situações tem essa emoção com mais frequência.

Todos os seres humanos apresentam diversas emoções (a não ser aqueles que tenham um diagnóstico de psico/sociopatia, pano para outra manga) e todas são derivadas das EMOÇÕES BÁSICAS. Estas se chamam: medo, raiva, nojo, tristeza, alegria e amor.

Sim, o amor é compreendido como uma emoção, sabia? <3

O que acontece é que algumas destas emoções não são tão agradáveis: raiva, medo, nojo, tristeza… Repare que é a maioria delas.

Em alguns casos, conforme a história de cada um, algumas pessoas têm dificuldade para se permitirem sentir alegria e amor também, sendo que as sensações proporcionadas por estas emoções por estas pessoas acabam sendo percebidas com desconforto.

Nós associamos as emoções que sentimos aos acontecimentos da nossa história. Conforme as coisas vão acontecendo na nossa vida, DESDE CRIANÇAS, nós apresentamos determinadas emoções, e estas vão sendo associadas às consequências que houveram.

Assim vamos determinando, sem perceber, que tipo de emoções nós consideramos agradáveis ou desagradáveis.

Apesar do desconforto causado por algumas emoções, de forma específica para cada pessoa, TODAS SÃO IMPORTANTES para todos nós e têm papel fundamental para a nossa sobrevivência. Cada emoção tem uma finalidade e nos ajuda de formas diferentes.

Espera aí!
Quer dizer que sentir raiva é bom?
Que é importante? COMO ASSIM?

Sim! Mesmo a raiva e a tristeza, duas das mais evitadas, são boas para nós e têm funções para que a nossa vida tenha equilíbrio!

Portanto, o ideal é se referir às emoções como agradáveis ou desagradáveis, em vez de boas ou ruins.

Para uma vida mais leve e que siga em direção ao que nós desejamos, é muito importante desenvolver a nossa consciência sobre as emoções que sentimos.

Se você ficou interessado em saber mais sobre as emoções em geral e sobre como elas se manifestam e agem em você, faça terapia!

Busque sempre um profissional capacitado! Não caia em promessas furadas de pessoas sem habilitação. Pergunte ao seu terapeuta se ele é psicólogo e exija o número de identificação do Conselho.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *