Como ressignificar a dependência química?

Como ressignificar a dependência química?

Escrevendo assim, a dependência química parece um tema simples de ser solucionado, mas na verdade é um dilema vivenciado por muitas pessoas, principalmente nas últimas décadas.

Ressignificar é produzir sentido novo para a experiência. Mas como é possível dar um novo significado para o uso de drogas, que tem se tornado parte da vida de tantas pessoas e que preenche um vazio existencial para elas?

O sentido da dependência química

Segundo o psicólogo Victor Frankl, no livro “Em busca de sentido”, pode-se fazer um entendimento da dependência química relacionada à falta de sentido na vida. Onde o vazio existencial é preenchido pelo uso das drogas e outras substâncias, tornando-se uma forma de anestesia, impedindo que a dor desse espaço seja sentida.

Então, como é possível ressignificar esse sentimento tão complexo? Para isso, alguns pontos podem ser trabalhados para dar esse novo significado:

1- Você realmente quer uma mudança?

É preciso que cada pessoa reconheça seus limites e potencialidades, entendendo a necessidade de mudança. Só assim cada um pode sair do lugar onde estava, do sofrimento e da sua paralisia perante sua condição. Assim, pode ir para um lugar onde ele é o protagonista de sua história, ressignificando suas percepções, suas ações e sua vida.

2- Busque apoio para sua dependência química

Cada pessoa deve buscar tratamento dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, como a ansiedade e a impulsividade. Assim buscando não só apoio de amigos ou familiares, mas apoio médico e psicológico. Desta forma, é possível aprimorar a capacidade de identificar situações de risco, lidar melhor com sentimentos e desejos, desenvolvendo a autoestima e a autoconfiança.

3- Construa vínculos diferentes

É importante criar vínculos diferentes, com outros amigos e familiares, para criar uma rede de apoio. Em grande parte dos casos, a família sofre junto com o indivíduo que faz o consumo de drogas, por isso também precisa de suporte emocional.

4- Entenda seus limites com relação à dependência química

Somos seres humanos, temos limites, fraquezas e potencialidades. Por isso entenda seus limites, tente se conhecer e perceber as circunstâncias à sua volta! Busque ajuda sempre que precisar, e para isso a psicologia pode ajudar a reconstruir e planejar a vida de forma diferente. Para lidar com esse processo tão intenso de mudança e de ressignificação para o consumo de substâncias químicas.

Portanto, antes de dar um novo significado para uso de substâncias, é necessário compreender se você realmente quer essa transformação e com base nisso buscar um apoio psicológico.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *