Autoacolhimento: estar disponível para si mesmo

Auto-acolhimento: estar disponível para si mesmo

Em tempos de pandemia, vivemos um momento para muitos inusitado e carregado de angústia e insegurança. Nessa quarentena, fomos convocados a olhar para nós mesmos, a focar no auto-acolhimento.

Autocuidado e auto-acolhimento

Mas como isso é difícil, não é? Será que somos tão compreensíveis e disponíveis para nós como somos para os outros? Demonstramos conosco a mesma empatia que tanto tentamos aplicar com o nosso próximo?

Ou exigimos que a adaptação ocorra de forma rápida, “100% produtiva” (preenchida com atividades), sem respeitar o nosso próprio tempo?

Esse autocuidado deve ser desenvolvido de modo singular e individual, respeitando as suas necessidades. Somente assim você se encontrará com o seu verdadeiro eu.

Um espaço para o auto-acolhimento

Proponho aqui abrir um espaço no seu dia para se ouvir, assim como você disponibilizada para escutar o outro, ou seja, levando em consideração o contexto em que está inserido,  seja ele de dificuldades sociais e/ou econômicas.

Afinal, tudo está interligado, desde os acontecimentos que nos atravessam, assim como os nossos pensamentos e emoções. Assim, tirar um tempo para si mesmo é importante para entender seus processos internos.

Nesse contexto, reservar um espaço para se ouvir e se autoconhecer ajuda a seguir em frente com mais autonomia e certeza das suas decisões. Aproveite o período de isolamento social e priorize esses momentos de introspecção, valerão muito a pena.

Buscando ajuda externa

Esse processo de autoconhecimento, autocuidado e, sobretudo, de auto-acolhimento, pode não ser tão fácil de ser vivenciado. A depender da sua história, dar-se um tempo pode ser mais complexo do que para outras pessoas.

Portanto, se após algumas tentativas você não conseguir desenvolvê-los, não hesite em buscar ajuda. Se achar necessário, procure ajuda profissional de um psicólogo para lhe auxiliar nesse processo de autopercepção e de auto-acolhimento.

O mais importante em todo o processo é: seja gentil consigo mesmo!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *