A-VIDA-FRENETICA-QUE-VOCE-ESTA-VIVENDO-ESTA-TE-Matando

A vida frenética que você está vivendo está te matando

Se você nunca parou para prestar atenção nisso, deixa eu te contar: Preocupação mata, você sabe, e não está se importando.

A preocupação é um ato mental importante para nossa sobrevivência, é devido a ela que fazemos reservas financeiras para o futuro, que buscamos saúde para uma velhice melhor, enfim, que nos leva ao ato de já se preparar para o que pode surgir.

Mas, é a dose que muda o remédio para veneno.

Vivemos tão preocupados, num mundo tão instável e agora com a pandemia, as pessoas estão sofrendo mais, se tornaram mais vulneráveis a preocupação excessiva.

A tensão diante de incertezas e as preocupações são fatores de desenvolvimento do estresse, porque nos gera a sensação de risco e perigo. E é este bendito estresse que causa diversas alterações no nosso corpo nos deixando mais suscetíveis a doenças diversas, principalmente a doenças imunológicas, gástricas e cardíacas.

Quando estamos preocupados o nosso corpo muito inteligente que se adapta a tudo, responde com o estresse, tenta através de um processo de liberação de hormônios, se adaptar a situação que gerou nele uma grande sobrecarga, agora imagina isso a longo prazo.

Consequências do estresse e da preocupação

Imagine só, uma pessoa estressada, vivendo preocupada, passa a perder sono e fome, perde o desejo sexual, altera o humor, fica mais irritado, altera o ritmo cardíaco, reduz o envio de oxigênio e nutrientes para o Sistema Nervoso Central, aumento da respiração e da glicose e inibição da resposta inflamatória.

Pensemos então no funcionamento cardíaco, o quanto o coração sofre para bombear sangue e processar o monte de hormônios adrenalina e cortisol que ele recebe, desse modo, uma instabilidade no sistema eleva a pressão sanguínea, nos tornando mais propensos a desenvolver hipertensão e como consequência um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Eu sei, você vive preocupado com as coisas do dia a dia, querendo trazer bem estar para os familiares e pessoas que você ama.

Vivemos num mundo frenético, a competividade em alta, a crise econômica que traz preocupações diversas para nós, a comparação com os outros e a busca incessante de felicidade “modo Instagram”, – aquela vida fácil e próspera que postam e faz a gente sentir um lixo, sentir diminuído e para trás –.

E mulheres! Aquela cobrança intensa para ser a mãe perfeita, esposa perfeita, profissional perfeita, ser a mulher bela, arrumada e no salto. OH céus! Como não se preocupar vivendo uma realidade dessas, passando dia após dia lutando contra o relógio que parece mais uma bomba relógio contra nós.

É possível ter pausas na rotina?

Parece que não há nada que nos contente, sempre falta alguma coisa e a preocupação sempre acompanha. Um banho de estresse todo dia, que parece ser o normal. Estranho é quem não tem uma rotina intensa, uma agenda sem espaço.

Ter um minuto de paz, um dia de pausa é insustentável.

Pera, para ai!  É insustentável? Isso é questão de escolha, o que você quer para você?

  1. Viver em um mundo frenético segurando uma bomba relógio na mão e sendo regado de estresse, dia após dia. Ou
  2. Viver em um mundo frenético segurando uma bomba relógio na mão e sendo regado de estresse, com pausas, respiros, dizer não, por hoje já deu!

Vamos ser sinceros, é preciso mudar o que você tem possibilidade de ajustar, não poderemos mudar o mundo, não iremos desacelerar o mundo, mas podemos fazer isso por nós com aquilo que é possível para nós!

Ah, isso é impossível!

Vou te contar que não! Eu tinha uma chefe que incrivelmente conseguia conciliar carreira e qualidade de vida, eu ficava encantada e aprendi com ela uma das lições mais importantes para minha vida, sempre que encerrava o expediente, olhávamos uma lista imensa de tarefas a serem concluídas, ela pensava e dizia: A caneta já caiu! Ou seja, é ponto final, dando ou não conta é fim de expediente.

Sabe que isso deve ser aplicado em toda nossa vida, estabeleça um limite de tempo que você deve gastar com uma tarefa, deu, deu (de todo modo, somos escravos do relógio mesmo). E se não deu? E daí, faço depois, mas não aceite ficar preocupado e sentindo culpado por não conseguir.

Como lidar com a culpa?

Junto com a preocupação, o que vem te matando é a culpa.

Não aceite a culpa como sua aliada, você não precisa ser perfeito, você não precisa dar conta de tudo. E não vai dar, então aceite isso e seja feliz. Aquela vida maravilhosa de instagram só existe lá, fora de lá todos são normais como você, cheio de falhas como você e está tudo bem!

Para reduzir a adrenalina do corpo, no final do dia, pare, desligue de tarefas, de redes sociais e pensamentos relacionados a trabalho e faça atividades relaxantes, coisas que você goste. Tome um banho, leia um livro, brinque com as crianças, vá passear com cachorro, fazer atividade física ou mesmo se jogar no sofá sem culpa, tenha certeza que será mais benéfico para você.

Quando você entender que não é super herói/heroína e que uma lista de tarefas não concluídas não diz nada sobre você, você abrirá mão de quase 100% de sua preocupação e estresse.

Outro ponto, o que você vem perdendo por manter-se sempre ocupado e preocupado?

Eu sei que você se preocupa por medo de não dar conta de pagar as contas, de não conseguir sustentar o emprego, de não dar conta de educar os filhos, de não dar conta de cuidar das cosias de casa. Sei que você se preocupa com tanta coisa porque entende ser o único caminho para dar conta de tudo, fazer o que é importante e cuidar da família, mas… que recado você está dando para seu corpo?

Saiba que na verdade você vai cuidar de todos, quando você estiver bem, protegendo a sua saúde. Fazendo aquilo que dá pra fazer e não se culpando por aquilo que não conseguiu fazer, não somos máquinas e é preciso desacelerar, reduzir a preocupação e cultivar saúde, talvez, nada disso vai valer a pena se não tiver saúde.

Se está difícil para lidar com a rotina, busque ajude e recorra a cuidados de saúde física e mental.


Comentários

Uma resposta para “A vida frenética que você está vivendo está te matando”

  1. Avatar de Gustavo Cardoso
    Gustavo Cardoso

    Super recomendo, pessoa muito dedicada e comprometida com as demandas dos pacientes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *