Vamos falar do filme ” Click “, uma comédia dramática que trabalha com a gratidão e a ansiedade.
Conforme a história vai acontecendo, temos a possibilidade de pensar o quanto que a vida é o próprio processo de caminhar pelas situações e não apenas o resultado final.
Muitas pessoas focam num resultado e deixam de prestar atenção nos acontecimentos que levam a esse resultado.
Manter a atenção no presente nos ajuda a amenizar esse excesso de futuro, que é a ansiedade. Essa, é positiva quando usada ao nosso favor para nos mover a fazer algo. Ansiedade não tem cura, simplesmente porque não é uma doença ou transtorno, é uma emoção importante que sentida em dose adequada nos impulsiona a realizar coisas.
Mas qual seria essa dose adequada?
É aquela que não te perturba e não te paralisa.
A perturbação é o emaranhado de pensamentos, costumo dizer no consultório que é fácil “dar linha na pipa do pensamento” e quando fazemos isso nos distanciamos do momento presente, isso nos causa uma série de problemas porque deixamos de aproveitar, saborear, curtir e vivenciar com plenitude o que está acontecendo no aqui e agora.
Mas então, como focar atenção no aqui e agora?
Se os pensamentos estiverem muito intensos, preste atenção no ambiente que está, procure por 5 coisas que pode ver, depois, 4 coisas que pode tocar, 3 que pode ouvir, 2 que pode sentir o cheiro e por fim 1 que pode sentir ou imaginar o gosto.
Esse simples exercício te conduzirá ao momento presente e deixará de pensar nas coisas que estava pensando.
Outra emoção que o filme retrata é
A gratidão, uma virtude que nos ajuda a olhar para este momento presente e valorizar cada coisa ou relacionamento que temos. Agradecer as coisas e relações que tem também te ajudam a se manter no presente e não ficar pensando no que já foi ou então no que ainda está por vir.
Exercite a gratidão pensando que se você acordasse hoje apenas com o que agradeceu ontem, o que teria?
Assista esse filme e preste atenção no que te fez pensar ou valorizar?
Grande abraço!
Paula Prado Cruz
Psicóloga

Deixe um comentário