De acordo com a OMS temos um suicídio a cada 40 segundos no mundo.
Sabia que existe um movimento de conscientização para a prevenção do suicídio? Chamado de Setembro Amarelo, ele acontece desde 2015. O objetivo é alertar a população a respeito dessa realidade no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Então, a hora é essa. Vamos conversar sobre suicídio…
Depressão, esquizofrenia, bipolaridade, alcoolismo e uso de drogas. São inúmeros os fatores que podem desencadear uma crise que podem levar o indivíduo a querer dar fim à própria vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), temos um suicídio a cada 40 segundos no mundo. E o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de países com mais casos. É um problema de saúde pública que não pode mais ser visto como tabu.
Falar a respeito e levar conhecimento à população com ações como as do Setembro Amarelo é uma forma de diminuir o estigma social, possibilitar o reconhecimento de vítimas em potencial e difundir que há ajuda e tratamento.
Familiares e amigos devem ficar atentos a frases e comportamento como:
Todos são indícios de vulnerabilidade. Diferente do senso comum, quem fala, pode vir a cometer suicídio, sim.
>>> Leia também: Síndrome de Borderline: conheça os sintomas e tratamentos deste transtorno
Quem enxerga o suicídio como recurso quer se livrar de uma dor emocional. No consultório de um psicólogo é importante, além do acolhimento, desenvolver com o paciente recursos de enfrentamento frente a crise vivenciada. Além disso, fazer com que ele perceba que não tomamos uma medida definitiva – o suicídio, para uma situação transitória.
A presença da família e dos amigos também é muito importante neste processo. Todos podem ser aliados em tomar medidas preventivas em casa e no local de trabalho. Assim, diminui-se riscos potenciais – janelas sem proteção, acesso a facas, cordas, medicamentos. Além, é claro, de ter uma presença efetiva e afetiva.
Na maioria dos casos, o atendimento psicoterapêutico está associado ao atendimento psiquiátrico, para um resultado mais efetivo.
Diante de dúvidas, angústias, conflitos – seus ou de familiares e amigos -, um psicólogo pode ajudar.
Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!
Artigo revisado em: 21/10/2019
Gostou do post? Então assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de nossos conteúdos e novidades!
Leia também:
Mais uma vez, o Brasil sai na frente e se torna referência mundial no apoio…
Entenda o que é a tristeza profunda, como diferenciá-la da depressão e confira estratégias de…
Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…
Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…
Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…
Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…
View Comments
Sinto mais tristeza qdo vejo uma mulher gravida ou uma criança pequena, pois já sei o futuro de sofrimento dessas pessoas qdo adultos. Muitas passarão por tanto sofrimento mental que chegarão a terminar suas proprias vidas... Querem evitar os males desse mundo, evitar o sofrimento dos seus filhos?? NAO OS TENHA....
Belo artigo, boa abordagem sobre o tema que é tão delicado e tão relevante,