Personalidade, Covid-19 e Comportamento

Personalidade, Covid-19 e Comportamento

Neste momento de pandemia pela Covid-19 muito tem se falado sobre contaminação, isolamento e medidas de cuidados com a saúde. Muitas são as orientações para que as pessoas tenham comportamento(s) de proteção em relação ao contágio. Sendo assim, nesse momento, as pessoas estão com suas rotinas e hábitos de vida modificados.

Diante desta realidade, como você percebe todas estas orientações? Você já parou para pensar nos seus comportamentos, na sua forma de pensar e sentir? O que você sente e como se comporta diante de uma situação que pode lhe causar estresse e ansiedade?

Será que todos nós conseguimos realizar todas as orientações de cuidados de forma eficiente? A resposta é: provavelmente não!

Personalidade e Comportamento

Sabemos que a nossa saúde é influenciada por questões físicas, culturais, sociais, subjetivas e também pela nossa Personalidade. Mas o que seria a Personalidade?

A Personalidade é um conjunto de características que influencia o funcionamento psicológico das pessoas, determinando padrões de pensamentos, sentimentos e comportamento, entre outros aspectos.

As características, por sua vez, são únicas a cada pessoa, e a maneira como estão organizadas representa o indivíduo como singular. 

O desenvolvimento da Personalidade começa já na primeira infância. Ela é construída a partir da associação entre os aspectos hereditários e as relações estabelecidas com o ambiente.

Por isso, sabe-se que as nossas relações, as experiências positivas e negativas ao longo do desenvolvimento, bem como padrões de hereditariedade vão determinar as nossas principais características. 

Reflexos da sua Personalidade

Pesquisas na área da psicologia da saúde têm considerado que a Personalidade pode determinar tanto comportamentos positivos como negativos em relação à saúde e ao autocuidado ao longo da vida. Bem como determinar nosso padrão de resposta às mais diversas situações de vida. 

Todos nós vamos ter uma imensa quantidade de características, algumas positivas e outras que podem nos trazer sofrimento psicológico. Por isso, a questão da Personalidade saudável tem sido uma referência importante para os comportamentos de saúde.

Quando vivenciamos uma situação que causa sofrimento, cada um de nós manifestará formas distintas de enfrentamento. A maneira como compreendemos os eventos estressantes e a nossa capacidade para lidar com eles está relacionada a comportamentos positivos de autocuidado em relação a nossa saúde emocional e física.

Padrões de comportamento e ansiedade

Estamos vivendo um período onde estão sendo necessárias muitas modificações na rotina, tais como: cuidados de higiene, afastamento da família, amigos e em muitos casos do próprio trabalho. Precisamos combater um inimigo invisível que causa ansiedade e sofrimento, pela própria condição que a doença se apresenta.

Por isso, a ansiedade será uma resposta normal neste período. Ela vai aparecer como resposta às situações novas vivenciadas neste momento.  No entanto, a maneira como vamos perceber e interpretar essas situações é que vai definir os nossos níveis de ansiedade.  

A nossa Personalidade, os nossos recursos emocionais e os nossos mecanismos de atuação são alguns dos fatores que podem determinar como vamos perceber a intensidade desta situação e o grau de ansiedade e sofrimento que ela poderá nos causar. Da mesma forma, a nossa capacidade de mantermos o cuidado em relação a nós e as outras pessoas.

Possivelmente neste período todos nós iremos apresentar algum grau de sofrimento. No entanto, algumas pessoas manifestarão um grau maior, também influenciado pelo seu estilo de Personalidade.

Certamente pessoas com características de Personalidade mais positivas tais como organização, criatividade, flexibilidade, generosidade, confiança, desprendimento e comprometimento terão um repertório de estratégias mais saudáveis para o enfrentamento da crise, e possivelmente um grau menor de sofrimento psicológico.

Já aquelas pessoas onde predominam características mais negativas tais como impulsividade, dificuldade em suportar frustrações, instabilidade emocional e passividade, podem apresentar intenso sofrimento psicológico e manifestação de sintomas de depressão e ansiedade significativos.

Desenvolvendo um estilo saudável de comportamento

É importante considerar que temos um papel ativo neste momento de muitos cuidados e orientações, por isso, é fundamental estar atento aos comportamentos de risco e aos sintomas relacionados à ansiedade e ao estresse.

Comportamentos de impulsividade podem ser altamente prejudiciais neste momento, pois colocam a pessoa numa situação de maior vulnerabilidade, favorecendo o uso de estratégias de enfrentamento pouco adaptativas.

É importante que possamos estar atentos a comportamentos tais como uso de álcool, tabaco, excesso de calorias, má aderência aos tratamentos médicos, bem como má higiene do sono.

Existe a perspectiva de que o autoconhecimento e um estilo saudável de comportamento podem ser desenvolvidos. Mesmo durante este momento de pandemia, isso faz com que os sintomas de angústia e sofrimento sejam reduzidos, possibilitando uma maior sensação de bem-estar.

Entendendo o momento atual

Lembre-se, é normal que todos nós neste momento possamos sentir algum grau de ansiedade e sofrimento, mas é importante prestar atenção na frequência e na intensidade com que eles se manifestam. Se for possível perceber que os sintomas estão a cada dia com uma intensidade maior, peça ajuda.

Neste momento, muitos profissionais estão conectados dando suporte nesse período de maior fragilidade. Com a psicoterapia é possível trabalhar padrões de comportamento, diminuindo dessa forma os sentimentos negativos.

É importante que cada pessoa construa seu próprio repertório de estratégias para lidar com a angústia, com as mudanças e com o impacto na sua vida. Sobre as mudanças, serão muitas! Mas nós não vamos dar conta de todas.

Então, retome seus objetivos de vida, repense suas metas, avalie se elas são possíveis ou necessitam de ajustes. Só assim será possível seguir em frente com um maior bem-estar emocional.

Para sentir-se melhor foque naquilo que é mais importante para você, não desmereça pequenas mudanças, conquistas e valorize os pequenos passos!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *