Há alguns meses escrevi o Artigo “Saí do Brasil, e agora? ”, abordando algumas questões relacionadas a experiência de morar fora. Talvez seja o seu caso. Talvez você já esteja vivenciando essa experiência incrível e um tanto desafiadora.
Mas como lidar com aqueles momentos envoltos por um milhão de sentimentos, dúvidas, medos e também expectativas?
Novos sentimentos
Você se sentia tão feliz logo que chegou e agora, depois de um tempo, começou a perceber que surgiram alguns sentimentos como tristeza, solidão ou até mesmo ansiedade e desejo de ficar mais isolado? Chega até mesmo a ter dúvidas se é tristeza ou depressão?
Saiba que você não é a única pessoa a se sentir assim nessa situação e que também não precisa passar por isso sozinho. Mas precisa se cuidar um pouquinho e dar mais atenção ao que vem sentindo para voltar a se sentir bem.
O início
Assim que você chegou a sua nova morada, passou por um momento que chamamos de fase de Lua-de-mel! Nessa fase você sentia muita empolgação e alegria, afinal estava realizando um sonho! Muita animação para sair e conhecer os pontos turísticos, as comidas típicas, as pessoas e tudo mais. Uma nova língua, novas pessoas, apartamento novo e até os imprevistos você tirava de letra!
Choque cultural
Mas com o passar dos dias a sua inteligência emocional foi sendo colocada à prova, te cobrando soluções e posturas para lidar com a cultura local, as regras sociais, novos costumes, novas amizades, trabalho, entre tantas outras novidades. Aos poucos todo aquele encantamento inicial foi dando lugar a questões mais práticas da rotina comum de qualquer cidade e você começou a perceber alguns pontos negativos e a sentir-se menos empolgado. É exatamente isso que caracteriza a fase do “choque cultural” e podem surgir os sentimentos de melancolia, saudade, carência, arrependimento e não pertencimento.
Você começa a sentir saudades dos amigos e até parece que fazer novas amizades é uma missão impossível, dadas as diferenças culturais… sente falta de familiares que ficaram no Brasil, sente falta da comida, do clima… e acaba focando excessivamente nesses pontos negativos, o que faz parecer que está tudo ruim nesse momento.
É nessa fase que você precisa estar bem preparado emocionalmente para lidar de forma saudável e funcional com os mais variados sentimentos, lidar com imprevistos e assumir responsabilidades.
Você não precisa passar por isso sozinho
Ter um acompanhamento psicológico durante esse processo vai te ajudar a se conhecer melhor, ficar mais seguro para enfrentar as dificuldades e entender que as fases difíceis inevitavelmente surgirão, mas se aproveitadas como aprendizado e experiência, irão te fortalecer. Ter com quem conversar sobre as suas dificuldades, estar aberto para novas vivências, ter flexibilidade para aceitar a nova cultura, controlar as expectativas e ser paciente é importante para uma adaptação mais tranquila.
O acompanhamento psicológico pode tornar a percepção da experiência mais tranquila, te ajudando a ressignificar as experiências e compreender de forma mais funcional seus sentimentos, emoções e comportamentos diante das situações.
Terapia Online
E como você estará em outro país e talvez ainda não domine com fluência a língua local, pode contar com a terapia online e conversar com uma psicóloga brasileira, que além de falar a sua língua materna, também entenderá inúmeras questões culturais que te causam angústia e estranhamento. Você não precisa passar por tudo isso sozinho e a sua experiência de morar fora não precisa ser sofrida emocionalmente. Com ajuda profissional você conseguirá transpor esses obstáculos e aproveitar tudo de melhor que essa experiência internacional tem a oferecer. Conte comigo!

Deixe um comentário