vínculo emocional

Vínculo Emocional que resgata o adolescente

Você que é mãe ou pai de adolescentes sabe o que se passa pela cabeça do seu filho? Você conhece as fraquezas e as necessidades emocionais dele? Sabe o quanto de ansiedade está presente no dia a dia dele? Se a maioria das suas respostas foram não, então talvez algo muito precioso possa estar em risco. E esse algo é o VÍNCULO EMOCIONAL entre vocês.

O dia a dia de trabalho seja em casa ou fora dela, toma grande parte do tempo dos adultos. Certamente este tempo é muito superior as tradicionais 44 horas semanais determinadas pelas leis trabalhistas. Isto porque no mínimo tem que ser considerado o tempo de deslocamento da casa para o trabalho. Deste modo, a fatia de tempo em que você estará disponível para seu filho é bem pequena, certo? Geralmente sim.

Trabalhar é preciso e disso todos sabemos. A questão é refletir no porque se trabalha tanto ou mesmo qual o sentido que se dá ao pouco tempo que você está com seus filhos. Talvez responder o quanto se trabalha esteja ligado a questões econômicas maiores, as quais não estejam tanto no seu controle. Mas o tempo que você dedicará para estar próximo do seu filho torna-se, muitas vezes, uma escolha sua.

Lembre-se dos questionamentos do início do texto. Se não lembra, volta lá que te espero aqui para continuarmos esta reflexão. Sim, é importante refletir como estamos tratando nossos adolescentes.

Pois bem, responder a primeira pergunta parece não ser muito fácil e mais difícil ainda de descobrir. Mas então responda a segunda e a terceira pergunta. Ah, agora sim você terá boas pistas de como responder a primeira questão. Ou seja, você saberá o que se passa na cabeça do seu filho adolescente ao se aproximar dele e conhecer suas fraquezas e necessidades e suas ansiedades. Mas não é só isso que tem lá não. Pelo contrário, no universo do seu filho há uma imensidão de descobertas e experiências diárias, pelas quais ele está passando. E com isto, certamente há muita coisa incrível acontecendo ali.

E qual a importância disso tudo?

Você se fazer presente mesmo estando longe. Já é um motivo suficiente para você? Acredito que sim. Mas ainda te darei um outro. Aproximando-se você irá construir um vínculo emocional verdadeiro e incrível com ele. E certamente, as chances de contar com você em um momento de impasse, tão presente na adolescência, serão muito maiores.

Acredito que você que está no seu trabalho adoraria ter maior segurança de que tudo está bem em casa. Embora seu filho esteja transitando pelos diversos universos online, é certo e claro que existe um vínculo emocional que mantém vocês ligados. E acredite, é este vínculo que resgata de todos os riscos e temores que assombram você, durante as suas horas de trabalho.

E agora, refletindo sobre isto, talvez você perceba que este vínculo esteja fragilizado e que precisa cuidar melhor dele. Saiba que a psicoterapia pode colaborar muito para que você desenvolva e reconecte com seu adolescente. Na psicoterapia poderemos olhar para sua história de vida: e isto significa compreender qual caminho te levou a ser a mãe ou pai que é hoje. Abrir espaço e acolher suas expectativas desta maternidade ou paternidade, e também o que espera dos seus filhos. Muitas vezes se trata de uma expectativa elevada demais e que faz com que você exija demais deles, ou mesmo de você. Mas o contrário também pode acontecer. Uma falta de expectativa pode te levar a desacreditar no potencial dos seus filhos e isto impacta diretamente na relação de vocês, e na construção da autoestima e autoconfiança deles.

Por isso, a aproximação da realidade tanto deles quanto da sua, e a construção de um vínculo emocional pode contribuir para o resgate do seu adolescente. Acredite, vale a pena investir nesta relação. Conte comigo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *