Meu ciúmes todo poderoso

É muito comum ouvir  pessoas se queixando por terem parceiros ciumentos. O ciúmes de fato é um fator estressante dentro de uma relação e pode ser responsável por muitos desentendimentos e situações desagradáveis. Mas será que o ciúmes é tão poderoso a ponto de arruinar tudo?

Existem sim pessoas com uma tendência maior, por conta da sua história, a sentir ciúmes. Porém, muitas vezes esse sentimento é tido como unilateral e só um dos dois é culpado pelo episódios.

Por isso, é muito importante lembrar que somos seres relacionais, ou seja, quem somos depende de quem o outro é com a gente, da relação que se estabeleceu entre os dois. Cada relação é única e vai despertar em nós sentimentos e sensações também originais.

Assim, o “ciumento” pode sim ter uma facilidade maior para tal, mas o que vai determinar se o ciúmes vai ou não ser despertado, é a relação estabelecida entre as duas pessoas. O outro pode favorecer essa característica, não dando a segurança necessária, por exemplo, ou pode minimizar, fazendo o oposto.

 

Portanto, você tem mais responsabilidade sobre o ciúmes do seu parceiro do que você imaginava. Se esse sentimento esta sendo constantemente visitado, provavelmente você não tem conseguido despertar confiança e segurança pelas suas atitudes. Dessa forma, o ciúmes deixa de ser um problema pessoal e se torna uma questão da relação.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *