Os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos estão em harmonia? A busca pelo equilíbrio mental, nem sempre é uma tarefa fácil, mas é possível e essencial para uma vida mais leve, apesar das adversidades. Assim como cuidamos do nosso físico, realizando periodicamente check up, devemos cuidar do nosso bem mais precioso, nossa Saúde Mental. Estamos em pleno século XXI e ainda escutamos frases do tipo “Não preciso de Psicólogo “, “Perda de tempo”, “Fulano tem tudo, não tem motivos para fazer terapia” ou mesmo “Terapia é luxo”. Não é luxo se priorizar! Hoje cuidar da saúde mental está ao alcance de todos.
Saúde Mental X Saúde Física
Ao logo de nossa vida, qualquer pessoa pode ser afetada com problemas relacionados a saúde mental. Com situações de mudanças ou mesmo novas experiências. A saúde mental pode ter um impacto muito grande em sua saúde física. Com isso, não devem ser pensados separadamente.
As emoções afetam diretamente o nosso corpo e pode desenvolver ou agravar alguma doença. A título de exemplo, podemos citar a Ansiedade, que pode causar um grande dano na vida de um indivíduo, desenvolvendo várias doenças Psicossomáticas. No ano que se passou, várias pessoas sentiram na pele, ou melhor, no corpo exatamente isso. Nunca fez tanto sentido a frase “mente sã, corpo são”.
Você se cobra demais?
Este mundo acelerado que estamos inseridos, cobra de cada um, cada vez mais. Muitas vezes, não precisa a cobrança externa, já que você pode se cobrar o bastante.
Segue alguns sinais:
– As atividades que realiza, nunca é bom o suficiente para você. Sempre pensa que poderia ter feito melhor. Tende a se comparar com as outras pessoas, ao invés de se autocomparar.
– Qualquer sugestão, encara como crítica. Diante disso, desiste de alguns projetos.
– Quando comete erros em sua vida pessoal ou profissional, atormenta-se com o sentimento de culpa. E não pensa que qualquer pessoa é suscetível à erros. O que não deve, é permanecer nos mesmos.
– Tenta agradar as pessoas, mesmo sem vontade. Muitas vezes gostaria de dizer um NÃO, e simplesmente diz um SIM.
Bagagem que você NÃO precisa carregar
A nossa mente tenta nos sabotar todo instante. Isso é verdade? A mais pura verdade. Quando você está com medo, angustiado, ansioso ou triste, já parou para pensar o que está passando pela sua cabeça naquele momento? Com toda certeza são pensamentos bem distorcidos, que não confere com a realidade. Com o tempo as pessoas tendem acreditar que tudo é verdadeiro, pois está em sua mente. E, a sua mente, não agiria contra você. Pode apostar que sim. Exatamente dessa forma que acontece. Somos traídos por nossa mente, ela tenta ter o comando da sua vida. Agora, você pergunta: o que fazer? Tomar o controle da sua vida. Confronte a sua mente, busque evidências contra esse pensamento distorcido e restabeleça o seu equilíbrio.
Hábitos para manter a sua Saúde Mental em dia
Somos bombardeados diariamente com vários estímulos externos que muitas vezes causam uma sobrecarga maior que a sua mente pode suportar. Não hesite em buscar ajuda de um profissional. Não demonstra fraqueza em buscar
ajuda, pelo contrário, só os fortes são capazes de enxergar que é possível ter uma saúde mental.
Algumas dicas valiosas que irão ajudar a ter uma vida mais equilibrada e leve:
- Pratique o Autocuidado. Você só será capaz de ajudar as pessoas que estão ao seu redor, se antes cuidar de VOCÊ. Se priorize! Você pode ser a mudança que tanto precisa.
- Crie uma rotina. Você pode estar pensando “Já tentei algumas vezes, não consegui”. Precisa
comprometer-se com o que planejou, ou melhor, com VOCÊ. A rotina não precisa ser tão rígida, pode fazer de forma flexível. Comemore dia a dia as pequenas conquistas. - Mantenha o equilíbrio entre as obrigações e lazer.
- Tenha sempre uma boa noite de sono. Antes de dormir, diminua a exposição de luz, evite ficar pensando o que aconteceu ou o que acontecerá.
- Faça diariamente a respiração diafragmática (Inspira contando até 4 segundos, segura o ar 2 segundos, e solta o ar 6 segundos, como estivesse soprando uma vela).
- Seja Antifrágil! Ser antifrágil é melhorar mesmo diante de uma situação inesperada e se beneficiar diante do caos.
- Agradecer todos os dias. Gratidão é reconhecer que a vida é um presente. Então vamos aproveitá-la!
- Busque um processo Terapêutico. Oportunidade de se conhecer melhor e lidar com as suas emoções.
Este Post lhe ajudou a entender como pode cuidar da sua saúde mental, sem se tornar um espectador em sua vida? Então, compartilha! Compartilhe com as pessoas ao seu redor, com certeza irá fazer um bem “danado”. Fraterno abraço. Precisando de apoio nesse processo, estamos à disposição.

Deixe um comentário