Desde o começo dos tempos, as pessoas agem e pensam de uma forma completamente diferente umas das outras, ao longo de suas vidas são expostas a experiências diversas, aprendizados e treinamentos que permitem se diferenciar cada vez mais das pessoas que estão ao seu redor.
Hoje em dia ouvimos muito falar sobre mindset, mas afinal o que é isso?
Mindset está relacionado com a forma que organizamos nossos pensamentos e enfrentamos as situações do nosso dia a dia, é a forma que configuramos nosso cérebro. Nosso mindset determina a forma que vivemos a vida, nos relacionamentos com nós mesmos e com os outros que estão ao nosso redor, muitos pesquisadores remetem os estudos do mindset com a forma que lidamos com o sucesso e com o fracasso.
A Psicóloga Carol S. Dweck, descreveu em seu livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” dois tipos de mindsets, são eles: Mindset Fixo e Mindset de crescimento. Falaremos a respeito de cada um deles.
Mindset Fixo
Pessoas com esse tipo de mindset entendem que inteligência, criatividade, personalidade, talento, realização profissional nascem com a pessoa, são binários no sentido de ou você nasce inteligente ou você nunca será inteligente. Normalmente pessoas que apresentam esse mindset, possuem um certo nível de insegurança sobre capacidades, frequentemente apresentam o seguinte raciocínio: “Se eu não sei fazer, não adianta nem eu tentar”.
Devido a experiências pessoais, podem apresentar em seu comportamento a presença de crenças limitantes, estas crenças são encaradas por algumas pessoas como verdades absolutas em suas vidas, um exemplo, seria o sentimento de incapacidade diante de uma reprovação em um processo seletivo, esse sentimento de incapacidade pode se tornar para esta pessoa uma crença limitante, tornando uma verdade absoluta para a pessoa, acreditando que sempre será incapaz e que não adianta nem tentar algo.
Mindset de Crescimento
Pessoas com mindset de crescimento acreditam que o esforço, dedicação, aprendizado são responsáveis por sua realização pessoal e profissional. Acreditam que podem persistir na busca de um objetivo, sonho ou qualquer outra conquista que deseja.
Pessoas com mindset de crescimento se sentem desafiadas diante de novas oportunidades, enxergam o sucesso dos outros como inspiração para sua vida e buscam sempre aprender quando recebem algum tipo de crítica.
Reconhecem em seu comportamento se há alguma crença limitante mas não enxergam essa situação que aconteceu como algo inato, acreditam que sempre podem ser melhores, podem evoluir e aprender com todas as situações.
É possível em minha vida ter os dois mindsets?
Todos nós podemos ter traços dos dois mindsets, é possível que em nossa vida temos em áreas diferentes a presença dos dois. Por exemplo, podemos acreditar que nossa capacidade artística é imutável, ou seja, não nasci com o dom de tocar um instrumento musical, mas minha inteligência pode ser desenvolvida. Ou então, que não nasci com a capacidade de ser criativo(a) mas posso desenvolver traços da minha personalidade. Vocês conseguem perceber como podemos em diferentes áreas das nossas vidas ter os dois mindsets presentes?
Tocar um instrumento musical, criatividade, personalidade, inteligência são todas características que podem ser desenvolvidas ao longo da vida, são habilidades aprendidas.
É possível mudar tudo em uma pessoa?
O mindset de crescimento é a crença que características podem ser cultivadas, mas isso não define que essa mudança será completa em todas as áreas da vida da pessoa e nem quanto tempo essa mudança levará para acontecer, mesmo que de forma parcial.
Acreditar que precisamos mudar tudo em nós, pode nos levar a uma angústia da impossibilidade disso acontecer, precisamos muitas vezes aceitar nossas imperfeições e aceitar nossas vulnerabilidades, em especial aquelas que não trazem prejuízos para nenhuma área de nossa vida. O mindset de crescimento pode ser a partida da mudança, mas cada um deve decidir por si mesmo em quais direções podem direcionar os seus esforços de mudanças seriam mais uteis.
Como saber se isso contribuiu para a minha realização pessoal e profissional?
Os mindsets são parte de sua personalidade, o lado bom de tudo isso é saber que o nosso mindset pode ser reprogramado, saber que nosso cérebro é treinável e que quando nos esforçamos conseguimos conquistar o que desejamos é a chave para nos sentirmos realizados.
O autoconhecimento é a peça chave para entender como seu é o seu funcionamento cerebral, precisamos investigar em nosso comportamento se temos crenças sobre nós mesmo que podem nos limitar a alcançar o nosso próximo passo, seja de carreira ou simplesmente de realização pessoal.

Deixe um comentário