Psicólogo é um profissional especializado que ajuda a lidar com as suas questões difíceis e desconfortáveis do dia a dia.
Esse profissional pode ajudar em diversas questões de saúde emocional, seguem algumas delas:
– Inteligência Emocional: aprender a reconhecer as emoções e a lidar melhor com cada uma delas;
– Equilíbrio Emocional entre vida pessoal e profissional;
– Relacionamentos Saudáveis: ter relacionamentos melhores – familiares, amorosos e/ou sociais;
– Expectativas: aprender a lidar com as expectativas internas e externas;
– Crises: aprender a lidar com os momentos difíceis/crises da vida.
Você se identificou com alguma das questões acima?
Esse profissional pode te ajudar a lidar melhor com as emoções desconfortáveis que você esteja passando em alguma das áreas da sua vida: familiar, trabalho/educação, relacionamentos amorosos ou sociais, conflitos internos, entre outros.
Mitos e verdades a respeito do psicólogo
Psicólogo é coisa de louco?
O psicólogo é um profissional da saúde mental e pode ajudar todas as pessoas. Assim como você procura um dentista, quando está com dor de dente, ou quando procura um médico quando tem uma dor física, ou um oftalmologista quando não enxerga bem.
Você pode procurar um psicólogo quando você não está conseguindo lidar com as suas emoções sozinho, quando tem conflitos de relacionamento no trabalho/família, ou quando passa por um momento de crise ou perda, por exemplo.
O psicólogo pode ser o GPS que te guia na busca de você mesmo, te ajudando a lidar melhor com as suas emoções. Ou seja, é para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre si.
Seguem algumas objeções que impedem as pessoas de procurar ajuda com um psicólogo
Nunca vou parar de fazer psicoterapia
Assim como qualquer tratamento, existe um início, meio e fim. O processo de psicoterapia varia de pessoa para pessoa, cada um tem a sua individualidade e isso precisa ser levado em consideração.
Os objetivos são alinhados com o psicoterapeuta e, de acordo com o progresso e melhorias, pode haver a alta do processo.
Psicoterapia como sinal de fraqueza
Esse pode ser um dos mitos que são propagados sobre o processo de psicoterapia. Buscar ajuda demonstra um sinal de aceitação e maturidade, afinal, se permitir ser vulnerável e entrar em contato com as questões que incomodam e ser capaz de enfrentá-las demonstra um sinal que muita coragem. Coragem de ser imperfeito e de buscar um especialista para auxiliar nesse processo.
Os resultados demoram para aparecer
Como todo processo, a psicoterapia possui suas etapas e diferentes técnicas, além disso o comprometimento do paciente com o seu bem-estar e melhoria faz toda a diferença nos resultados.
A psicoterapia é uma ferramenta especializada e preparada que pode auxiliar o paciente nessa jornada. Comprometimento e paciência com as etapas do processo podem ser decisivos nos resultados finais.
E sobre a prática clínica:
Eu não vou saber o que falar / Toda sessão é igual
A sessão de psicoterapia é o espaço em que o paciente tem para falar sobre as suas questões, e o psicoterapeuta será uma ferramenta que utiliza técnicas científicas para conduzir uma sessão e ajudar no processo.
Não é necessário ter um discurso pronto para cada sessão. Na verdade, cada sessão é única, afinal a vida tem os seus altos e baixos e imprevisibilidade.
Psicoterapia é a mesma coisa que autoajuda
Cada ser humano é único com suas individualidades, experiências e emoções. O processo de psicoterapia será direcionado aos seus objetivos, levando em consideração sua história, experiências, vivências e como tudo isso tem afetado a sua vida.
Não existe uma receita para ser seguida, existem técnicas e teorias que vão ajudar o psicoterapeuta no manejo do processo com cada paciente e as suas questões.
Vou ter que tomar medicação. Já tomo remédio e não preciso
Levando em consideração a individualidade de cada pessoa, a medicação pode ser necessária, mas nem sempre é a única opção.
O processo de psicoterapia tem como objetivo compreender e ajudar a pessoa a entender a raiz do problema e encontrar formas de ajudar o indivíduo a lidar com isso.
A medicação pode ser um complemento, caso haja alguma necessidade ou transtorno mais grave, mas ela tem o objetivo de eliminar o sintoma e não tratar o problema.
Profissional especialista em saúde mental
O Psicólogo Clínico é um profissional especialista em saúde mental e pode ajudar com ferramentas científicas as pessoas a lidarem melhor com as suas emoções, visando uma maior qualidade de vida.
Todos merecemos ser felizes, sempre atrelado ao bem-estar físico e mental.

Deixe um comentário