Acho importante e interessante esclarecer a vocês sobre os transtornos alimentares através deste texto. Vamos abordar brevemente os mais comuns, conhecidos da população, e os que não são tão conhecidos.
É importante, sobretudo, entender a hora de pedir ajuda profissional, seja de um médico, um nutricionista e/ou um psicólogo para lidar com todo o contexto.
Afinal, o que são transtornos alimentares?
Os transtornos alimentares pertencem a uma categoria dos transtornos mentais, os quais são caracterizados por perturbações na alimentação, podendo ou não estar associado à distorção da imagem corporal (imagem construída na mente sobre tamanho e forma do corpo).
Transtornos mais conhecidos
Atualmente, os transtornos mais estudados e conhecidos são Anorexia, Bulimia e o Transtorno da Compulsão Alimentar. Esses você com certeza já deve ter ouvido falar ou até conhece alguém próximo que sofre com eles.
No entanto, existem outros transtornos. Conheça-os:
- Alotriofagia (Pica);
- De Ruminação;
- Restritivo/Evitativo;
- Especificado (Alimentar);
- Não Especificado (Alimentar).
Apesar de apresentarem aspectos psicológicos e comportamentais comuns, os transtornos diferenciam-se em aspectos clínicos, desfecho e necessidade de tratamento.
É importante destacar que obesidade não pertence à classe dos transtornos alimentares, assim como de um transtorno mental.
Buscando ajuda
Se você conhece ou está sofrendo com algum desses transtornos, é importantíssimo buscar ajuda para lidar com a situação. Só a ajuda de um profissional poderá te conduzir em um processo saudável no enfrentamento das questões dos transtornos alimentares.
E para lidar com o processo, não hesite em buscar ajuda de um psicólogo especializado.

Deixe um comentário