Você já se perguntou o que tem deixado ou já deixou de fazer por conta da ansiedade? Mas afinal o que é ansiedade? Quais são os sintomas da ansiedade? Como controlar esses sintomas?
Ter ou se sentir ansioso(a)?
É um alerta que o corpo apresenta perante uma situação nova, podendo até ser considerada útil e necessária, já que faz a pessoa agir de forma preventiva, nos preparando para determinadas situações. No entanto, podem surgir pensamentos disfuncionais, como por exemplo, pensar que o pior irá acontecer, tornando-se algo rotineiro e frequente, nos impedindo até mesmo de realizar tarefas simples no dia a dia, tornando-se um incômodo.
Assim, ser ansioso é pensar que tudo vai dar errado. Ou seja, não termos a percepção que aquilo nem sempre é um problema real. Dessa forma, é sentir-se impotente por nem ao menos saber explicar o que está sentindo, é ter medos irracionais.
Quais são os sintomas cognitivos da ansiedade?
- Dificuldade em pegar no sono
- Dificuldade em concentrar-se
- Irritabilidade
- Preocupação frequente
Quais são os sintomas físicos da ansiedade?
- Falta de ar
- Dores no peito
- Sensação de sufocamento
- Tremores ou agitações
Quais são os sintomas comportamentais e emocionais da ansiedade?
- Agressividade
- Irritabilidade
- Insegurança
- Tristeza ou raiva
- Evitar ou fugir de algo
Trabalhando com nossos pensamentos
Os pensamentos são os principais sabotadores da ansiedade. Por isso, pergunte a si mesmo “O que está passando na minha mente agora?”. Da mesma forma, questione a validade dos pensamentos assim que identificados. “Esse pensamento faz sentido?”. Assim, substitua esses pensamentos por alternativas racionais, transformando-os em possibilidades.
Como controlar:
- Se cobre menos, está tudo bem não dar conta de tudo;
- Pratique exercícios físicos;
- Defina prioridades;
- Tire um tempo para você;
- Seja gentil com você, errar faz parte do processo;
- Pratique exercício de respiração;
- Observe três objetos à sua volta e descreva-o detalhadamente;
- Relembre suas vitórias, bênçãos e conquistas;
- Lembre-se: isso vai passar.
Finalmente, entenda que a sua ansiedade está mentindo para você. Assim, acredite em si mesmo: você é capaz, você não é um fracasso. Do mesmo modo, procure ajuda para lidar com isso, você não está sozinho (a).

Deixe um comentário