8 questionamentos sobre a ansiedade

8 questionamentos sobre a ansiedade

A ansiedade é a tensão e o estresse que se criam ao pensar sobre um evento, esteja ele em um futuro próximo ou distante. Nesse momento é como se a sua mente recebesse uma enxurradas de pensamentos e sensações, questionamentos de ansiedade que inundam a sua mente, ocupando todos os espaços.

Esse processo normalmente está ligado a preocupação de como será a dinâmica do que está por vir, as incertezas em relação ao futuro e como as coisas acontecerão. 

A necessidade de estar no controle

A ansiedade é essa sensação de não estar no controle, de sentir-se impotente frente a uma situação que ainda não aconteceu, uma sensação que te retira do real e te joga para um lugar que ainda não existe, o futuro.

Todos sabemos que não temos acesso ao futuro e nada quanto a isso pode ser feito. Contudo, o fato de imaginar uma situação, criar expectativas e não saber se dará conta das responsabilidades, te deixa mal no presente, gerando por vezes intenso sofrimento.

Respostas dentro de você

A intenção de perguntar é receber uma resposta, e ao fazer isso você cria a dinâmica de autoanalisar-se, o que te conduz pelo caminho do autoconhecimento.

Vamos então às 8 perguntas que podem te ajudar a entender melhor sua relação com a Ansiedade.

Questionamentos de Ansiedade 1: você costuma preocupar-se com o futuro?

Esta é uma pergunta que você precisa se fazer todos os dias, não necessariamente para que você não pense no futuro, mas sim para que você identifique em si mesmo como se dá o processo desse pensamento. É preciso ter claro o que está ao seu alcance e o que não está.

Ou seja, esse futuro depende de você ou do outro? Ou seja, o que você pode fazer hoje, nesse exato momento, que poderia realmente impactar nesse acontecimento futuro.

É preciso ter clareza do que é um problema e do que é uma preocupação, pois os problemas são reais e podem ser resolvidos, já as preocupações fazem parte do futuro e por isso nem sempre se tornam um problema. Inclusive, na maioria das vezes acabam não dando em nada.

Portanto, aguarde o desenrolar da sua preocupação apenas como um observador, sem se envolver, e analise sua evolução ou seu desaparecimento.

Se a preocupação realmente se transformar em um problema, então faça o que precisa ser feito para resolver, estando você no presente. Se não der em nada você não sofreu com isso e nem perdeu muito tempo.

Questionamentos de Ansiedade 2: em que momentos você fica mais ansioso?

Tenha claro em seu cotidiano em que momentos você sente-se ansioso. Mapear essa dinâmica é importante para que tenha um conhecimento maior sobre si mesmo e como você reage frente às diferentes situações do seu dia a dia.

Esta é uma forma de você antever a sua ansiedade e, com isso, conseguir ter um controle cada vez maior sobre como você irá reagir. Você não pode impedir algo de acontecer, mas você pode ter o controle sobre o que irá sentir e como irá reagir frente a esse acontecimento.

Questionamentos de Ansiedade 3: você acha que a ansiedade prejudica sua vida?

Por vezes você pode ter uma ansiedade branda, algo que você consegue lidar muito bem. Então, talvez a ansiedade não seja algo que deva te preocupar.

Por outro lado, na medida em que você começa a perceber prejuízos, como insônia, medos, irritação, descontrole com parceiros e com pessoas ao seu redor, impaciência, intolerância e mesmo pânico, então você precisa prestar a tenção.

Pois as consequências da sua ansiedade estão prejudicando sua performance, seus relacionamentos e sua saúde. Por isso você precisa trata-la para que reencontre seu centro e esteja mais conectado com o presente.

Questionamentos de Ansiedade 4: quais são os principais sintomas quando ansioso?

Aprenda a identificar as sensações atreladas a sua ansiedade. Esse autoconhecimento te ajuda a ter uma percepção mais clara dos impactos da ansiedade em sua mente, em seu corpo e em sua vida. Tal consciência é o primeiro passo para que você possa assumir o comando de si mesmo e dos seus comportamentos.

Questionamentos de Ansiedade 5: como você se sente em relação ao futuro?

Quando você olha para o futuro, como você se enxerga? Qual a sensação que você tem quando se imagina no futuro em relação ao que está por vir, em relação às suas conquistas, aos seus sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais?

Essa consciência é bastante importante, porque essa visão de futuro determinará em muito como você irá se sentir no presente. Saiba que neste sentido o futuro influencia o presente.

Questionamentos de Ansiedade 6: existe algo que te faz conectar-se com o presente?

Pense, sinta, olhe em sua volta, olhe com mais atenção. Quais são as coisas que você realmente foca a sua atenção? O que faz com que você se engaje, se envolva e nem sequer perceba o tempo passar? Identifique em sua rotina o que realmente te faz conectar-se com o presente.

Pode ser algo específico no trabalho, uma música, uma atividade, um tipo de passeio, um vídeo com um assunto que você gosta, um livro com uma temática específica. Identifique o que te conecta e tente trazer esse tipo de atividade com mais abundância em suas diferentes rotinas.

É uma forma de ensinar a sua mente a dinâmica de estar conectado com o momento. A expectativa disso, é que com o tempo você possa expandir para outras atividades.

Questionamentos de Ansiedade 7: Seus pensamentos em relação ao futuro são positivos ou negativos?

Quando você tem uma visão pessimista do futuro, a tendência é sentir-se ansioso e com medo do que irá acontecer. Normalmente você se sente impotente e acredita que tem pouca influência em relação ao caminho que as coisas seguirão.

Já se você tem uma visão mais otimista, você acredita que está no comando e que pode fazer suas próprias escolhas, que pode decidir por que caminhos trilhar e com isso realiza coisas no presente que naturalmente te conduzirão para o futuro brilhante que visualiza.

Portanto, identifique se você se sente pessimista ou otimista quando olha para o futuro, pois isso faz toda a diferença em como se sente no presente e como se relaciona com o futuro.

Questionamentos de Ansiedade 8: você lida bem com situações novas?

Como você lida com o novo? Que tipo de receios sente, que tipo de medos. Quais são as suas preocupações quando se depara com algo novo? Uma entrevista de emprego, o fato de conhecer uma pessoa nova, de aprender algo que nunca fez, um projeto novo, um lugar que nunca foi.

Como você lida com cada uma dessas situações? Saiba que o novo tem prazo de validade, e assim que você der o primeiro passo rumo ao novo, logo esse lugar se torna conhecido e você entra em uma micro zona de conforto que vai se ampliando com o tempo.

Portanto, veja as situações novas como algo transitório e, por mais novo que seja, rapidamente se torna conhecido. Tudo o que você tem a fazer é colocar-se em movimento e fazer o que precisa ser feito.

Questione-se sempre!

As perguntas certas abrem espaço para novas e infinitas possibilidades, se questione todos os dias. Escolher o caminho do autoconhecimento é sempre a melhor decisão para que tenha uma vida mais saudável e feliz.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *