chaves para a felicidade

As 5 chaves para a felicidade

Você já se deu conta de quantas listas sobre dicas e segredos da felicidade existem? Quando a gente fica obcecada, buscando cumprir todas as tarefas dessas listas, o que acontece é exatamente o oposto: ficamos frustrados e infelizes, porque afinal alcançar a tal da felicidade dá trabalho.

Mas Jung disse que, ao invés de sairmos buscando, é necessário sermos capazes de nos deixar levar, estarmos aberto para a nossa intuição e atentos para as sincronicidades que muitas vezes nos trazem surpresas inesperadas e maravilhosas.

Para  sermos felizes precisamos, primeiro, desenvolver a capacidade de olhar para dentro de nós e nos conhecermos de verdade.  A felicidade não está no outro, está em nós e por isso quanto mais a gente conhece as nossas potencialidades, nossos medos e dificuldades, mais próximos estaremos da nossa totalidade… e mais livres para buscarmos aquilo que nos faz feliz… livres para buscarmos o sentido e o propósito da nossa vida.

Segundo Jung, existem 5 chaves simples  para a felicidade:

Chave 1 – Manter a boa saúde física e psicológica

Como a gente já conversou um vídeo que eu postei no IGTV sobre as doenças psicossomáticas ( se você não assistiu ainda, vai lá ), nosso corpo e mente estão totalmente interligados, são uma totalidade.

Então se você deixa de cuidar do seu corpo físico, da sua saúde, da sua alimentação ou deixa de praticar exercícios, você compromete também a sua saúde psicológica,  e esse desequilíbrio com certeza vai te trazer conflitos e sofrimentos…

E ai não tem mesmo espaço pra felicidade.

Chave 2 – Ter relacionamentos verdadeiros e genuínos

A qualidade das nossas relações é, sem dúvida, um pilar que aparece em todo manual sobre felicidade. E nós  também já falamos sobre isso em outro vídeo.

As relações saudáveis e genuínas nos trazem sentimentos de carinho, amizade, segurança, amor… e com elas compartilhamos tudo sobre a nossa vida. Aprender um com o outro, cuidar e ser cuidado, cria vínculos sólidos e gratificantes e traz muita felicidade.

Chave 3 – A capacidade de perceber a beleza da arte e da natureza

Toda forma de arte é uma expressão sobre nós mesmos, sobre a nossa essência… Nelas estão nossos símbolos, nossos medos, e potencialidades.

Na natureza, estão as nossas raízes e os 4 elementos que representam as funções da nossa psique . A terra representa a sensação, o fogo o pensamento, a água o sentimento e o ar intuição. A Natureza é uma fonte inesgotável de símbolos e significados para a nossa vida. Ela traz conexão com o todo, traz sentimento de pertencimento, traz calma e serenidade.

Saber apreciar e curtir tudo isso que a arte e a natureza podem nos mostrar, nos eleva, nos conecta e nos faz muito felizes.

Chave 4 – Cultivar a espiritualidade

Você não precisa ter uma religião pra ter espiritualidade, porque o simples fato de acreditar em algo já nos traz um grande bem estar. Acreditar em algo além de nós, nos permiti dar contexto e origem pra cada experiência.

Nos faz sentir que há algo muito além do tangível, algo que oferece raízes e, ao mesmo tempo, traz sentido e propósito. E nesses momentos vivenciamos um sensação inexplicável de grande felicidade e plenitude.

Chave 5 – Ter um trabalho ou uma atividade que nos realize

Quanto mais a gente se  conhece, melhores escolhas pessoais fazemos. A felicidade também está em dar aos outros o melhor de si mesmo, através de um trabalho, ação ou atividade pelo qual somos apaixonados.

Para encontrarmos a felicidade, devemos ouvir a voz interior que existe em cada um de nós. Só assim nos sentiremos livres e preparados para moldar a vida do jeitinho que desejamos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *